- Área: 300 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência encontra-se nos arredores de Assunção, em um bairro chegado dentro de um clube de campo na cidade de Lambaré. No momento da encomenda, o escritório tinha uma grande experiência construtiva, muito focada em reformas de construções antigas com um alto grau de deterioração, por isso o desafio profissional deste projeto consistia em "projetar uma casa de montanha em um lote vazio de 16 por 50 metros em um contexto ideal, seguro, bem orientado, com vegetação abundante e muita sombra.".
O proprietário solicitou uma casa particular, que se destaque entre as majestosas casas vizinhas, não pela quantidade de metros quadrados, nem por ostentação, mas por seu desenho, sem que isso signifique incorrer em custos exagerados de obra. A lógica projetual foi: desenhar um elemento que se posicione como objeto único sobre a paisagem, mantendo medidas justas e funcionais, em contraposição a algumas das casas superdimensionadas dos vizinhos.
Em função da orientação e a partir da apropriação da tipologia quase arquetípica da Culata Jovái (tipologia residencial rural tradicional de toda a região litorânea do país) foram dispostos dois blocos fechados, confrontados a partir das áreas íntimas e de serviço, "separados/unidos" por um bloco central que é um espaço de passagem onde estão as áreas sociais.
Como a execução da obra não foi responsabilidade de nosso escritório, a construção e a representação do projeto foram pensadas como "a prova de dúvidas e erros", com tecnologia tradicional, materiais e técnicas construtivas simples e conhecidas pela mão de obra local: pilares, vigas e lajes de concreto armado aparente, fechamentos de tijolos cerâmicos (uma face aparente e outra rebocada que recebe as instalações). Sempre buscou-se evitar ações desnecessárias, onde cada processo é um processo que termina em si mesmo. Construir o que é essencialmente necessário.
Cabe destacar que a empresa construtora, seguindo ao pé da letra o projeto e com o acompanhamento de obra de nosso escritório, atingiu um resultado impecável para um meio no qual o trabalho do arquiteto não costuma ser muito valorizado, e que costuma omitir as dúvidas sobre tudo aquilo que supera o comum. Os acabamentos de aberturas, pisos, revestimentos de banheiros e cozinha foram escolhidos com o proprietário, e foi nessa parte que nos permitimos o luxo de "gastar".